“Quando vimos o teor dos vasos no abdômen, percebemos que não haveria agilidade suficiente no robô para, em caso de sangramento, dar 3 pontos e interrompê-lo em menos de 30 segundos. Foi uma cirurgia relativamente complexa, com um ótimo resultado. Correu tudo bem, graças a Deus. O resultado foi satisfatório: o paciente não precisou de transfusão sanguínea e as anastomoses e emendas ficaram muito boas.”
Dr. Antonio Luiz Macedo A complexidade da cirurgia de câncer de pâncreas com recidiva tumoral, aliada à presença de muitos vasos no abdômen, poderia dificultar a agilidade do robô cirúrgico, especialmente em situações críticas, como o controle rápido de sangramentos. Embora a tecnologia do robô tenha várias vantagens, como a precisão e a visualização aprimorada, em certos casos, como esse, a rapidez e a destreza manual acabam sendo mais adequadas para garantir a segurança do paciente, especialmente diante de sangramentos inesperados.
O fato de a cirurgia ter tido um excelente resultado, sem a necessidade de transfusão sanguínea e com anastomoses e emendas bem executadas, demonstra que a equipe soube adaptar-se à complexidade do caso, executando-o com excelência.