O Brasil completa este ano, dez anos de cirurgia robótica e para comemorarmos a data, a H. Strattner teve oportunidade de conversar com um dos cirurgiões mais renomados não apenas na robótica, mas em toda Cirurgia Geral brasileira. Dr. Antonio Macedo, que realiza cirurgias há 44 anos, e já possui mais de 600 cirurgias robóticas em seu histórico. Sua experiência e conhecimentos são sempre muito respeitados no âmbito médico nacional e internacional.
Foi um dos pioneiros a utilizar o Sistema da Vinci® Xi na América Latina, a quarta geração do sistema fabricado pela Intuitive Surgical, acompanhada de suas tecnologias avançadas em benefício dos pacientes. “Não há limites para a cirurgia robótica a medida que novas tecnologias são lançadas. A cirurgia do aparelho digestivo foi extremamente beneficiada ao longo desses anos, pois foi aberto um leque de indicações até procedimentos de alta complexidade, incluindo oncológicos e avançados”.
Dr. Macedo estreou a tecnologia de selamento de vasos Vessel Sealer na plataforma da Vinci® Xi em uma cirurgia de esôfago, procedimento considerado de extrema complexidade pois necessita acesso tanto na cavidade torácica, onde estão presentes órgãos e vasos nobres até o abdômen. No entanto, em um procedimento usualmente já considerado de alto risco com necessidade de transfusão sanguínea e longo tempo cirúrgico, este paciente foi beneficiado ao não ser transfundido devido perda mínima de sangue e menor tempo cirúrgico. “É possível tanto separar os tecidos como selar vasos com a pinça seladora robótica ao mesmo tempo em que uso a pinça articulada, diferencial do Sistema da Vinci® Xi, o que facilitou muito o procedimento”. O fato de ter utilizado tanto na cavidade torácica quanto abdominal reforça a confiança na tecnologia “Pude selar vasos com muita segurança no tórax e no abdômen. O Vessel Sealer tem grande potencial em cirurgias do esôfago, cólon, pâncreas e estômago ao dissecar e selar importantes vasos de forma limpa, rápida e exangue”.
Além de tudo, neste mesmo procedimento foi utilizada outra tecnologia complementar, o grampeador cirúrgico robótico Stapler da mesma fabricante Intuitive Surgical. “Em alguns vasos de maior calibre, após dissecar com a ponta articulada da seladora, utilizei o grampeador de tecidos com completa autonomia e simplicidade em vasos importantíssimos da região”, complementa Dr. Macedo, reforçando o quanto a cirurgia robótica pode beneficiar de diversas formas o paciente ao dar autonomia com segurança ao cirurgião, que controla o robô ao ficar sentado no console.